quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Manifesto 2000

O Manifesto 2000, esboçado por um grupo de laureados do Prêmio Nobel da Paz, reafirma a responsabilidade de cada ser humano em relação aos valores, atitudes e padrões de comportamentos que inspiram a cultura de paz na vida diária.
Vejamos:
Eu me comprometo em minha vida cotidiana, na minha família, no meu trabalho, na minha comunidade, no meu país, na minha região a :
Respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminação ou preconceito.
Rejeitar a violência, isto é, praticar a não-violência ativa, rejeitando a violência sob todas as suas formas: física, sexual, psicológica, econômica e social, em particular contra os grupos mais desprovidos e vulneráveis, como as crianças e os adolescentes.
Ser generoso, isto é, compartilhar o meu tempo e meus recursos materiais, em um espírito de generosidade, visando o fim da exclusão, da injustiça, da opressão política e econômica.
Ouvir para compreender, defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, dando sempre preferência ao diálogo e à escuta do que ao fanatismo, à difamação e a rejeição do outro.
Preservar o planeta, isto é, promover um comportamento de consumo que seja responsável e práticas de desenvolvimento que respeitem todas as formas de vida e preservem o equilíbrio da natureza no planeta.
Redescobrir a solidariedade, contribuir para o desenvolvimento da minha comunidade, com ampla participação da mulher e o respeito pelos princípios democráticos, de modo a construir novas formas de solidariedade.
(ONU para a Educação,a Ciência e a Cultura)

Um comentário:

  1. Bom, eu que fiz essa trabalho, achei muito legal e muito importante também.
    Porque foi preciso ter esse manifesto para as coisas ficarem nos "eixos".
    Espero que as pessoas do blog atualizem coisas bastante interessantes.

    ResponderExcluir