quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

IDJ e IDH


O IDJ foi criado no país em 2003 e apresentado no relatorio de desenvolvimento juvenil, elaborado pela UNESCO.
Este indice foi elaborado com a finalidade de contribuir com o planejamento e execução de politicas sociais públicas voltadas para a juventude. UNESCO pretende que o IDJ seja adotado e replicado nos próximos anos como forma de viabilizar o acompanhamento sistemático da evolução do desemvolvimento dos jovens brasileiros. Este acompanhamento possibilitará, por sua vez, a verificação de avanços de aspectos críticos, bem com a localização de focos de jovens em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Poderá funcionar, protanto, como subsidio para a avaliação das políticas públicas existentes e para a formulação de futuras.
Integra as seguintes dimensões:
Educação, Saúde e Renda.
A principio, o IDJ será calculado no Brasil a cada dois anos, utilizando (como o IDH) a clasificação de 0 a 1, da pior para a melhor situação-para medir a qualidade de vida dos jovens dos 26 estados e o Distrito Federal.

O IDH (índice de desenvolvimento humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. OIDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões.
No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação, longevidade e renda.
Classificação de acordo com o IDH:
-De 0 a 0,499-países com IDH baixo.
-De 0,500 a 0,799-países com IDH médio.
-De 0,800 a 1-países de IDH elevado.
De acordo com dados de 2005, o IDH do Brasil é 0,800. Embora apresente deficiências no sistema educacional, o IDH do Brasil é considerado de médio para alto, pois o país vem apresentando bons resultados econômicos. A expectativa de vida em nosso país também tem aumentado, colaborando para o índice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário